Agibank
Relações com Investidores

Agi melhora eficiência de capital com novo método de alocação para riscos operacionais aprovado pelo BACEN

São Paulo, 19 de julho de 2022 – Comunicamos ao mercado em geral que recebemos a autorização do Banco Central (BACEN) para alterar a metodologia de cálculo da alocação de capital no que se refere a exposição a riscos operacionais (RWAopad) do Banco Agibank, a partir de julho de 2022. Com isso, estimamos uma elevação de aproximadamente 300bps no Índice de Basileia atual.

Essa evolução é resultado de uma série de movimentos estratégicos que realizamos nos últimos anos: foco no relacionamento e vinculação do nosso público-alvo, maior exposição a produtos e clusters de clientes com maior propensão a adimplência, evolução do modelo de negócios do Agi com maior oferta de valor aos clientes, gestão mais eficiente de riscos operacionais com redução de perdas relativas e a maior relevância de carteiras de créditos consignados.

O novo método é mais aderente ao perfil atual dos nossos ativos e mais eficiente em alocação de capital, gerando a liberação de Capital Nível 1 para os indicadores do Banco Agibank. Essa nova realidade fortalece os limites e sustentabilidade do negócio, maximizando a nossa competitividade e melhorando a capacidade de gerarmos valor e bem-estar econômico para clientes e sociedade.