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Resultados | 2020 FY

Divulgamos nossos resultados do ano de 2020

São Paulo, 11 de fevereiro de 2021 – O Banco Agibank S.A. (“Banco” ou “Agibank”), banco digital obstinado pelo cliente que oferece soluções para melhorar o dia a dia e facilitar a vida financeira das pessoas, anuncia os resultados do ano de 2020. As demonstrações financeiras foram elaboradas com base nas práticas contábeis emanadas pela legislação societária brasileira, associadas às normas e instruções do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (BACEN).

DESTAQUES

  • Os resultados financeiros e qualitativos do ano de 2020 colocaram em evidência a combinação dos fatores que diferenciam o nosso modelo de negócio: crescimento consistente aliado a rentabilidade com sustentabilidade.
  • Em linha com a execução da estratégia de banco de relacionamento, em dez/20, registramos 2,8 milhões de clientes já atendidos e um crescimento de 160,0% no número de correntistas com salário, em relação ao mesmo período do ano anterior, conferindo principalidade e oportunidades de cross-selling;
  • Depósitos à Vista avançaram +259,9% em dez/20 em relação ao ano anterior e seguiremos avançando nessa fonte de funding;
  • O volume de transações digitais aumentou 111,9% em 2020 comparado a 2019, indicando um avanço significativo na utilização dos produtos e serviços pelos clientes, acompanhado de uma redução de 29,5% no custo por transação, sinalizando a captura de ganhos de escala;
  • O nosso NPS (Net Promoter Score) atingiu 81 pontos no mês de dezembro e se manteve acima de 70 pontos ao longo de todo o ano de 2020, o que é substancialmente acima da média do setor bancário. Somado a isso, o nosso índice de uso de canais digitais no público 50+ é de 45%, frente a uma média global de 8%;
  • A Carteira de Crédito atingiu R$ 2.248,0 milhões no período, avanço de 35,0% em relação ao saldo de dez/19, com destaque para as carteiras-core: crédito pessoal para correntistas (+124,6%), crédito consignado (+249,9%) e cartão de crédito consignado (+72,3%);
  • A parcela da carteira de crédito cuja renda dos clientes é proveniente de fonte pagadora federal atingiu 95,3% do portfólio total em dez/20;
  • Redução de 19,9% da taxa média de juros do crédito pessoal não consignado em dez/20, comparada ao mesmo período do ano anterior. A trajetória de reduções das taxas de juros está alinhada com o nosso propósito de promover justiça financeira e de facilitar o acesso ao crédito para milhares de brasileiros;
  • A inadimplência diminuiu no período, medida tanto pelo o NPL (E-H) – que passou de 30,5% da carteira de crédito bruta em dez/19 para 9,7% em dez/20, ou seja, menos de um terço do patamar do ano anterior – tanto pela PCLD que, em dez/19, representava 26,4% da carteira de crédito bruta, e que atingiu 8,5% em dez/20, o que representa uma redução expressiva de 17,9 p.p.;
  • Receita de Serviços cresceu 23,1% no ano de 2020, atingindo R$ 75,4 milhões, principalmente em razão do aumento das comissões oriundas da distribuição de produtos de seguros, com mais de 320 mil vidas seguradas em dez/20 e cross-selling acima de 70%;
  • Resultado de Intermediação Financeira atingiu R$ 933,1 milhões, o que representa um aumento de 18,9% em relação a 2019;
  • Lucro Líquido totalizou R$ 104,7 milhões em 2020 (+18,9% y/y), fruto, principalmente, de um maior resultado de intermediação, gerado por uma alteração paulatina no perfil da carteira de crédito, favorecendo linhas com menor risco e que geraram menores despesas de PDD, o que resultou em um ROAE Ajustado de 18,4% e um ROAA Ajustado de 3,3%;
  • Índice de Basileia Ajustado de 17,1% e LCR de 190,0% ilustram as satisfatórias posições de capital e liquidez da instituição, respectivamente;
  • Patrimônio Líquido atingiu R$ 810,3 milhões no período (+54,3% y/y) e a posição de Caixa do Banco atingiu R$ 1.499,5 milhões em dez/20.

Agradecimentos. O Agibank agradece aos seus clientes, colaboradores, prestadores de serviços e parceiros pelo apoio, empenho, coragem, confiança e dedicação em mais um ano.

São Paulo, 11 de fevereiro de 2021.

A Diretoria

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